Treinamentos para gerar resultados no gerenciamento de Obras

Por: Vagner Cunha

28/10/2022

Você implementa treinamentos dentro da sua Gestão de Obras? Saiba que esses treinamentos junto com a implementação de uma cultura de aprendizagem impactam diretamente nos resultados.

treinamentoO treinamento de uma equipe é o ponto chave para alcançar resultados alta performance e elevar a produtividade.

Por isso, hoje iremos tratar sobre a importância da cultura de aprendizagem e a comunicação dentro da obra, bem como a necessidade de treinamentos voltados para uma boa metodologia de gestão e liderança.

Treinar está totalmente relacionado a algo que chamamos de cultura de aprendizagem, sendo ela, o alicerce da construção, mas o que isso quer dizer? 

A cultura de aprendizagem consiste em um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa ou grupo, para desenvolver o potencial da equipe e colaboradores.

Dito isso, trazer a cultura de aprendizagem para dentro da sua rotina de trabalho é essencial, pois, é através dela que seu time terá clareza do que precisa ser feito.

  • Treinamento direcionado para Gestão de Obras

O resultado de qualquer obra da construção civil dependem de 04 pilares essenciais, que são: o prazo, custo, qualidade e segurança.

Sendo assim, você, gestor, deve treinar sua equipe para que todos estejam capacitados para dominar essas 4 perspectivas.

Logo, quando você traz treinamentos voltados para esses 04 elementos, estará mostrando quais as ferramentas e procedimentos serão precisos implementar para ter sucesso na sua obra. 

Entenda, que é preciso que toda a equipe tenha conhecimento de cada fase do processo e daquilo que está sendo tratado.

  • Treinamentos voltados para Liderança

Um bom gestor sabe delegar funções, não é mesmo? Portanto, estabelecer novos líderes em cada área, para que eles também sejam responsáveis por serviços específicos dentro da obra, é um ponto extremamente importante.

Lembre-se que o campo de batalha da construção civil não é, de maneira alguma, formado por uma pessoa só.

Você pode dividir esse líderes gestores em mestres, técnicos, pedreiros, arquitetos e encarregados, de acordo com cada tipo de serviço, específico.

  • A importância de uma comunicação constante e transparente dentro do gerenciamento de Obras

Outro ponto importante a ser tratado é a comunicação. O que garante o sucesso da obra é também conseguir manter a constância nos seus resultados.

Para isso, você precisa trabalhar de forma conjunta com os operários da construção civil, desenvolvendo rotinas operacionais efetivas.

  • Como posso fazer isso?

Faça reuniões semanais para o alinhamento de metas, prazos, feedbacks, para que cada pessoa da sua equipe tenha consciência do que precisa ser feito e de como precisa ser feito.

Afinal, é através da comunicação que você passa a ter consciência de problemas que podem não estar tão visíveis.

Logo, a comunicação acessível é extremamente importante para que seja possível aprimorar os objetivos, saber o que está indo bem e resolver possíveis conflitos que estejam atrapalhando o andamento da obra.

CONCLUSÃO

Educação e conhecimento elevam a produtividade, tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito financeiro.

Logo, a cultura de aprendizagem implementada diariamente dentro da equipe, juntamente com treinamentos voltados para a Gestão de Obras com base na metodologia dos 4 pilares, liderança e gestão de equipes são pontos chaves capazes de fornecer resultados satisfatórios, dentro da sua gestão!

Sendo assim, a gente pode concluir que o gestor deve ter consciência de que trazer treinamento para todos os níveis da equipe é essencial, afinal, treinamento é conhecimento e é através dele que você vai descobrir quais as rotinas de gerenciamento devem ser implementadas para dar continuidade ao processo.

Eleve seus resultados com a Formação Gestão da Construção, basta acessar: aqui

Encontre mais dicas voltadas para a construção civil no nosso site com apenas um clique:  aqui

AUTOR
Picture of Vagner Cunha
Vagner Cunha

Engenheiro Civil, especializado em Gestão de Obras e Qualidade na Construção Civil. Atuou na gestão e planejamento de empreendimentos imobiliários e comerciais de grande porte na Odebrecht. Foi consultor técnico de construções aeroportuárias, e Coordenador Executivo de Infraestrutura da Rede Física Educacional do Estado da Bahia, gerenciando mais de 2.000 unidades escolares e anexos. Sócio-fundador do EAP - Engenharia de Alta Performance.​

Comentarios:
Artigos semelhantes: