O Blog Post de hoje tem como foco mostrar como realizar um planejamento eficiente em apenas 3 passos. Quer saber quais são? Então vamos lá!
Primeiramente, você deve entender que o planejamento e o controle de obra são os métodos mais eficazes para atingir resultados.
Mas, você deve estar se perguntando, como fazer um bom planejamento a ponto de não deixar que interferências externas prejudiquem o andamento da obra?
Regra nº 1
Entenda que interferências no planejamento sempre acontecerão ao longo do projeto, porém existem ações que ao serem aplicadas minimizam essas interferências.
Portanto, mostrarei a seguir os 3 passos primordiais para elaborar o Planejamento eficiente na Gestão de Obras:
-
Regra nº 2 – Elabore um bom escopo
Um escopo quando bem elaborado, possibilita sair do campo teórico para a prática.
No escopo deve constar o objeto a ser alcançado, e as estratégias a serem adotadas para entregar o empreendimento de acordo com a necessidade do cliente.
Além do processo de planejar de forma estratégica, é importante realizar também um planejamento de curto, médio e longo prazo.
-
Regra nº 3 – Defina as ferramentas que serão utilizadas
Quando falamos de ferramentas para desenvolver o planejamento, é comum você pensar no MS Excel e MS Project.
Mas, para estabelecer resultados de alta performance, esse tipo de programa não é o mais recomendado, pois não permite agilidade.
Para o Planejamento ser de fato eficiente as ferramentas utilizadas devem ser práticas e objetivas. Combinado?
-
Regra nº 4 – Implemente uma metodologia com foco no resultado
Entenda que é importante ter uma metodologia para o Planejamento e controle. Não basta ter a coleta de dados e a retroalimentação se não houver a avaliação e análise de indicadores.
Percebeu que a produção precisa ter um ritmo constante, nem muito rápido, nem muito lento; a elaboração de um bom escopo com planejamento detalhado para ocupar a mão de obra, evita, dessa forma, ociosidade?
CONCLUSÃO
Entenda que você deve planejar em todos os setores da vida! Afinal, é planejando que temos uma perspectiva clara sobre o que precisa ser feito.
O planejamento reduz os riscos e impactos que a obra possa sofrer, e assim focar em melhorias para potencializar a produtividade.
Realize agora mesmo o diagnóstico gratuito da sua gestão, clicando aqui.
Encontre mais dicas voltadas para a construção civil aqui.