Como fazer a diferença no Gerenciamento de Obras

Por: Gabriel Andrade

28/10/2022

Você sabe como fazer a diferença no Gerenciamento de Obras? A cada dia que passa, aparece uma fórmula mágica ou um novo método a ser seguido.

A todo momento, estamos conectados com pessoas. Já falamos aqui, que a construção civil é formada, basicamente, pela execução de planejamento, por meio da interação entre colaboradores, fornecedores, clientes e tantos outros personagens importantes dentro da construção civil. 

Fazendo a diferença na gestão de obrasSendo assim, saber como colaborar com a sua equipe é um ponto primordial para que você, Gestor, consiga alcançar os resultados almejados, através do bom andamento no gerenciamento de obras, afinal, a todo momento, estamos nos relacionando com outras pessoas.

E boas relações, consequentemente geram bons resultados, não é mesmo?

Colaborar, entre tantos outros adjetivos, diz respeito principalmente, em ter uma postura humilde, onde querer servir é muito mais importante do que ser servido. Você, como um Gestor, está ali dentro do canteiro de obras, para influenciar pessoas de forma positiva. Logo, a partir do momento que você tem uma postura humilde e acessível, você estará liderando pessoas da melhor forma para alcançar os melhores resultados.

Sendo assim, esse artigo é pra você que quer evoluir sua performance através de habilidades comportamentais e técnicas para se diferenciar no mercado e gerenciamento de obras:

A importância em entender que todas as pessoas agregam de alguma forma dentro do canteiro de obras

Nós lidamos com profissionais e pessoas de diferentes níveis educacionais o tempo todo na gestão de obras. E pra ser sincero, aprendemos lições profissionais e pessoais com cada um desses colaboradores, seja ele pedreiro, engenheiro, mestre de obras ou tantos outros profissionais que compõem o time da construção civil.

Sendo assim, o primeiro ponto a ser levantado aqui é que uma das formas mais simples em saber colaborar com os processos e o bom andamento da sua Gestão é ter a humildade em aprender com pessoas que tem mais expertise em determinado serviço.

Muitas vezes, ao longo do caminho, encontraremos pessoas com níveis educacionais diferente do nosso, mas com uma técnica muito mais evoluída, agregando ao nosso conhecimento, através do compartilhamento de conhecimento adquirido em anos de prática.

Logo, toda pessoa pode agregar e te ensinar algo novo e você também pode agregar de alguma forma na vida dessa pessoa. 

Desenvolvendo a confiança entre os seus parceiros da construção civil

Uma das etapas importantes dentro da gestão de obras e nem sempre muito comentada, é o momento da escolha dos seus parceiros. Quando falamos em contratar, fazer recrutamento de colaboradores, fornecedores, como atrair um determinado cliente, estamos falando consequentemente de confiança.

Nós, precisamos, de fato, nos direcionar para trabalhar com pessoas que tenham valores parecidos com os nossos. Afinal, não adianta nada escolher um fornecedor, por exemplo, só por conta do preço e existir uma lacuna de valores que possa te causar prejuízos lá na frente.

Logo, se você tem confiança nas pessoas do seu time, consequentemente, você terá um maior dinamismo. Afinal, o aspecto comportamental está diretamente relacionado aos resultados alcançados. 

É através da confiança, que você, Gestor, poderá influenciar positivamente, a sua equipe e os seus potenciais clientes. E é através dessa postura humilde, que você irá estabelecer essa confiança e aumentará, consequentemente a performance do seu empreendimento, construindo uma Gestão de Alta Performance. 

Através da simplicidade, você se conectará com a sua equipe e colaboradores e as coisas de fato, vão caminhar para bons resultados. 

Eliminando interferências no ambiente da construção civil através da colaboração

O ambiente da construção civil é um local passível de interferências e intercorrências.

Portanto, em determinados momentos, você precisará ajustar a rota.

Você vai precisar das outras pessoas para, de fato, exercer essa colaboração e fazer com que o projeto ganhe um novo sentido.

Ao longo do processo, é possível que você analise e ajuste o que não está funcionando e é ai que você precisará da colaboração de toda a equipe para que novos rumos sejam tomados. 

Então, se você teve humildade para construir o relacionamento com os seus colaboradores, através dela, adquiriu a confiança deles e dos seus clientes e parceiros, você estará, consequentemente colaborando para o bom andamento no gerenciamento de obras. 

Saber construir uma liderança pautada em processos colaborativos dentro da engenharia civil 

A obra, seja ela grande ou pequena, exige um envolvimento e uma conexão muito forte entre as pessoas.

Ao contrário disso, em uma Gestão colaborativa todos se unem para que a pergunta seja: “está errado, mas o que podemos fazer pra resolver?”

Quando existe uma Gestão colaborativa, eliminam-se as barreiras para fazer com que o processo caminhe de forma mais fluida.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que humildade, confiança e eliminação das interferências são fatores primordiais que possibilitam o alcance de bons resultados. 

A relação de confiança que desenvolvemos com nossos colaboradores, parceiros e clientes é o que vai potencializar a escala do nosso negócio.

Conheça agora mesmo a Formação Gestão da Construção: aqui

Encontre mais dicas voltadas para a construção civil no nosso site com apenas um clique:  aqui

AUTOR
Picture of Gabriel Andrade
Gabriel Andrade

Engenheiro civil, formado pela Universidade Católica do Salvador, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Experiência em gerenciamento de obras comerciais e residenciais. Atuou como Coordenador de Orçamento e Planejamento da Coordenação de Infraestrutura da Rede Física vinculada a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Sócio-fundador do Engenharia de Alta Performance. Atualmente, proprietário da GA Soluções Construtivas.

Comentarios:
Artigos semelhantes: