O nosso artigo de hoje tem como objetivo te mostrar como alcançar metas no gerenciamento de obras. Você sabe como? Veja a seguir!
Primeiramente quero dizer que saber o destino que você quer chegar é tão importante quanto saber qual o melhor.
Dessa forma, irei no detalhe dos pontos primordiais. Vamos lá?
Sobre o contexto atual
Os dois fatores que mais são passíveis de problematização dentro do meio da construção, são: processos e pessoas.
Mas, por outro lado, entenda que essas duas palavras trazem na verdade, a solução. Veja a seguir:
-
Ponto nº 1 – Profissionais Qualificados
Sabemos que a construção civil é realizada, predominantemente, por pessoas. Por mais que você traga alta tecnologia, ainda assim, você irá precisar da mão de obra para que a sua obra funcione.
Infelizmente, tenho percebido que muitas equipes não possuem clareza do que precisa ser feito e por isso muitos gestores sofrem ao liderar.
Um gestor não é capaz de tocar uma obra inteira sozinho, ainda mais sem um time comprometido, portanto, saiba que é primordial ter profissionais qualificados na sua equipe.
-
Ponto nº 2 – Entender sobre Processos
Esse é um dos pontos que os gestores mais negligenciam.
Pensando nisso, deixo como alerta que você precisa saber quais os processos devem ser implementados para cumprir as metas propostas e quais as habilidades precisam ser desenvolvidas nas equipes, pois assim o problema do alcance dos objetivos estará resolvido.
Pense que se todo mundo da equipe conhecer os processos, forem capacitadas e souberem onde quer chegar, não terá erro!
-
Ponto nº 3 – Elimine esse tipo de Gestão
A que não investe em pessoas. Entenda que é importante não ter esse tipo de gestão, pois não gera uma equipe produtiva, e a tendência é que a obra não siga os parâmetros previstos inicialmente.
É natural que uma equipe que não se capacita, não entregue resultados e não se diferencie no mercado. Portanto, sugiro não querer essa realidade para você.
CONCLUSÃO
Para ter uma gestão alta performance, você deve estruturar os processos de gestão em cada etapa, e capacitar as pessoas que compõe a sua equipe.
Estamos na era da informação, as vezes o problema é o excesso de informação.
Não estou falando aqui em saber fazer tudo, o tempo todo, é sobre saber o que precisa ser feito em cada etapa, nem a mais, nem a menos. O melhor processo, é aquele que funciona melhor pra você e pra sua realidade.
Realize um diagnóstico gratuito da sua gestão clicando aqui .
Veja mais relacionados aqui