Todo mundo quer alcançar bons resultadosnão é mesmo? Mas, você sabe o que precisa ser feito para alcançar grandes resultados na construção civil?
Muitas vezes nos deparamos observando grandes empreendedores, empresas super lucrativas, bem conceituadas e pessoas que realmente “chegaram lá” e acabamos nos esquecendo de que, por traz disso, existe um longo caminho na maioria das vezes árduo a ser percorrido. E no âmbito da construção civil não é diferente.
Para que a casa fique pronta, são implementadas uma série de etapas como: a realização do projeto, fundação, estrutura e alvenaria, acabamento, vistoria, documentação. E tudo isso não é feito de uma vez só, pelo contrário, demanda prazo, custo, qualidade, e segurança.
O que eu quero que você entenda é que você não precisa fazer tudo de uma vez para implementar uma gestão de obras de alta performance. É preciso que você siga as etapas, dia após dia, com constância e determinação, até alcançar a maturidade do seu processo de gestão e consequentemente os bons resultados. E aqui vão alguns pontos a serem postos em destaque:
Mas lembre-se: os resultados não chegam de uma hora pra outra, assim como a implementação de uma gestão de obras de alta performance não é feita da noite pro dia.
Ficou preocupado com todas essas etapas? Não fique! É muita mais fácil do que você imagina. Vou te explicar:
-
A sequência ideal
A aplicação da fórmula do crescimento profissional estruturado é a responsável por auxiliar a implementação da sua Gestão de Obras. É através do seguimento de etapas como a realização do fluxo de obra monitorada e a metodologia de gestão implementada que você vai alcançar o seu crescimento estruturado, maturidade do processo de gestão e resultados incríveis.
Lembrando da fórmula: etapa 1 é composta pelo FOM (fluxo de obra monitorada) = DP (descentralização planejada) +LE (liderança efetiva) e a etapa 2 é composta pelo MGI (metodologia de gestão implementada) = RG (rotina de gerenciamento) + IG (indicadores de gestão).
E a segunda etapa diz respeito a metodologia de gestão implementada (MGI), e o seu sucesso depende de outros 02 pontos importantes, quais sejam: as rotinas de gerenciamento (RG) somadas aos indicadores de gestão (IG).
-
O cenário
Quando você olha pra esse cenário, ou seja pra toda essa trilha e etapas presentes na imagem, fica mais fácil de visualizar quais dessas etapas já implementou no seu negócio, de uma forma eficiente e efetiva e através disso, você vai saber onde você se encontra e qual o próximo passo a seguir, através um plano de ação bem determinado e alinhado com a sua equipe.
Afinal, cabe ressaltar aqui a importância da equipe que trabalha com você, afinal, ninguém consegue realizar todas essas atividades sozinho, não é mesmo?
E a evolução da empresa depende consequentemente da ação de um conjunto de pessoas. É preciso que os objetivos estejam alinhados, através de rotinas de gerenciamento, o que nos leva ao próximo ponto.
-
A importância da Liderança Efetiva e do Trabalho em Equipe dentro do Canteiro de Obras
A liderança efetiva não pode partir de uma pessoa só. Você só vai conseguir ser um líder efetivo e passar o seu conhecimento a outras pessoas.
A implementação deve ocorrer de forma alinhada, para que depois você possa medir o sucesso de cada etapa.
Sendo assim, conseguirá partir pra outro nível e outros objetivos, alcançando, dessa forma, uma maturidade no seu processo de gestão.
A descentralização planejada como um sinal de Maturidade do Processo de Gestão
Treine outros líderes dentro do seu processo de gestão, principalmente dando funções, pois esses líderes treinarão outras pessoas, criando assim um ciclo.
Através da formação de outros líderes, você estará habilitado a se comprometer com mais projetos de forma simultânea.
CONCLUSÃO
Não tenha pressa! Domine a etapa que você se encontra, tenha conhecimento da sua jornada, forme uma equipe unida e consciente do objetivo.
Aprender a delegar funções e formar líderes dentro de cada setor são pontos fortes que devem fazer parte da sua Gestão de Obras!
Deseja elevar os resultados da sua empresa na construção civil, toque aqui
Encontre mais dicas voltadas para a construção civil no nosso site com apenas um clique: aqui