Cidades Inteligentes na Construção Civil

Por: Vagner Cunha

28/10/2022

Diante de avanços tecnológicos e aperfeiçoamento de técnicas dentro da construção civil, o desenvolver cidades inteligentes tem se tornado uma consequência necessária e inovadora.

A construção civil é a ciência de transformar e modificar espaços, sejam eles estradas, centros comerciais, escolas, residências, hospitais, dentre tantos outros. Veja agora os pontos mais importantes sobre o tema!

É de suma importância enxergar os espaços comuns como um patrimônio nosso.

Através dessa mudança de pensamento, iremos mudar também a forma como cuidamos e interagimos com os espaços, sejam eles privados e principalmente os espaços públicos.

Cidades inteligentesA nossa casa não se resume apenas ao seu imóvel, mas também a rua, a calçada, o parque próximo onde você mora. E essa mudança de pensamento ajudará e muito a entender que você como cidadão possui direito e deveres.

A educação é uma das responsáveis por virar essa chave. A construção civil não se resume apenas em assuntos técnicos, mas em assuntos que impactam diretamente pessoas. 

  • Sustentabilidade e produtividade são fatores que andam juntos

 Associar sustentabilidade a burocracia, empecilho, documentação é algo extremamente errado, e deve ser enxergado de forma contrária.

A sustentabilidade pode e deve estar associada a produtividade e porque não dizer também ao lucro e bons resultados?!

A construção civil é responsável pela produção de toneladas diárias de resíduos sólidos. Se nós profissionais, conseguíssemos implementar técnicas mais sustentáveis, isso acabaria impactando diretamente no custo da obra.

Percebeu que a sustentabilidade está diretamente relacionada a produtividade, ao lucro, e ao ganho de prazo e da qualidade dos empreendimentos?

  • Alinhando cultura e valores

O alinhamento de toda a equipe para que os resultados de fato aconteçam é fundamental dentro de qualquer empreendimento, pois o engenheiro não faz apenas o projeto de uma casa, mas sim está realizando o sonho de alguém. 

É importante que a equipe tenha consciência disso e se engaje para que o projeto realmente saia do papel e alcance resultados inestimáveis.

Sendo assim, a empresa que já cresceu, entendeu que as pessoas, o grupo e a equipe como um todo devem estar no centro da Gestão de Obras.

  • Os benefícios desse tipo de construção

As cidades inteligentes são autossuficientes e são pautadas em princípios voltados para desenvolvimento econômico, qualidade de vida e sustentabilidade, promovendo maior bem estar, saúde, educação, mobilidade e preservação de recursos naturais.

A Planet Smart City é uma construtora, exemplo de líder na construção de cidades e condomínios inteligentes preocupada com os impactos para a sociedade bem como planejamento de lotes inclusivos e inteligentes.

CONCLUSÃO

Acessibilidade e inclusão social são pontos importantes e que devem estar presente nos espaços comuns.

A tecnologia tem permitido avanços ao longo do tempo, portanto pense um pouco fora da caixa e use dessas ideias inovadoras e técnicas para criar espaços e consequentemente cidades inteligentes.

É importante virar a chave, pois, a construção civil está presente ao nosso redor a todo tempo, seja através da construção de habitações, hospitais, centros comerciais, rodovias, dentre tantas outras possibilidades.  

Eleve seus resultados com uma Gestão de Obras de Alta Performance através do nosso site, basta acessar: aqui

Encontre mais dicas voltadas para a construção civil no nosso site com apenas um clique:  aqui

AUTOR
Picture of Vagner Cunha
Vagner Cunha

Engenheiro Civil, especializado em Gestão de Obras e Qualidade na Construção Civil. Atuou na gestão e planejamento de empreendimentos imobiliários e comerciais de grande porte na Odebrecht. Foi consultor técnico de construções aeroportuárias, e Coordenador Executivo de Infraestrutura da Rede Física Educacional do Estado da Bahia, gerenciando mais de 2.000 unidades escolares e anexos. Sócio-fundador do EAP - Engenharia de Alta Performance.​

Comentarios:
Artigos semelhantes: