Picture of Engenharia de Alta Performance

Engenharia de Alta Performance

28/10/2022

Planejamento e programação semanal de uma obra

Por: Engenharia de Alta Performance

28/10/2022

Planejamento e programação semanal de uma obra são fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento. Hoje falaremos sobre como realizar um planejamento e programação semanal para gerar mais resultados na sua Obra.

planejamento da obraManter a constância e cumprir as tarefas e obrigações do dia a dia de maneira eficiente e contínua, não é nada fácil. Ainda mais, levando em consideração o fato de que dentro da engenharia civil, estamos trabalhando diariamente com pessoas, de personalidades diferentes e maneiras de trabalhar distintas dentro e fora do canteiro de Obras.

No entanto, um bom gestor precisa ter em mente que o fato de que lidar com pessoas, não precisa ser um empecilho na busca por resultados mais efetivos e coordenados, pelo contrário. Uma boa equipe, sabe alinhar os seus objetivos comuns e permite o crescimento de todos os indivíduos dentro de uma gestão de alta performance.  

Mas, afinal, como manter a constância dentro de um trabalho em equipe? A resposta está na seguinte afirmativa: realize programações semanais!

A gestão de uma equipe é extremamente importante e deve ser realizada de forma planejada. Para isso, é essencial que seja estabelecida uma rotina operacional com o intuito de fazer planejamentos, controle da produção, estabelecimento de metas semanais, e discussões sobre os resultados.

Para isso acontecer, é necessário que sejam implementadas reuniões semanais, com toda a equipe, desde os engenheiros, pedreiros, carregadores, mestre de obras para que todos possam ter a oportunidade de participar, de fato, do compartilhamento de experiências, feedbacks, sugestões e pensarem juntos no caminho a ser seguido.

A maioria das atividades presentes na construção civil são executadas por pessoas. Logo, por mais que seja possível visualizar a modernização e implantação da tecnologia em diversos setores da construção civil, o trabalho manual ainda é predominante.

Sendo assim, a forma como você gere a sua equipe, faz toda a diferença, afinal, é alinhando os seus objetivos com os objetivos das pessoas que trabalham em conjunto com você, que os resultados serão alcançados. 

Então, não abra mão de se reunir semanalmente com a sua equipe!

  • Saiba como administrar o seu tempo de forma eficiente garantindo a Alta Performance do seu empreendimento

Nos dias atuais, o fator “tempo” se tornou algo verdadeiramente escasso, não é mesmo? 

A correria do dia a dia, horas no trânsito, trabalho em vários lugares diferentes, tudo isso faz parecer que o dia precisaria de muito mais do que 24 horas para que conseguíssemos dar conta de tudo. No entanto, é preciso mudar essa mentalidade e começar a usar o tempo a seu favor. 

Partindo da ideia das reuniões semanais que falamos no tópico acima: o que é mais vantajoso, fazer reuniões que duram em torno de 1 hora por semana, somente para alinhar condutas, ou perder um dia ou até mais tempo, tentando resolver um problema que poderia ter sido evitado se a reunião tivesse sido realizada?

A primeira opção é bem melhor e te traz muito mais benefícios, afinal, você estará investindo tempo no aperfeiçoamento da sua equipe!

Outro ponto importante é manter o foco e a disciplina. Ao longo do dia vários fatores podem tirar a sua atenção. Então, busque separar um tempo para cada coisa. Não confira as redes sociais na hora de trabalhar, não pense em trabalho na hora de relaxar e não relaxe na hora de estudar.

Lembre-se: pequenas coisas fazem a diferença.

  • A importância de um plano de ação dentro da construção civil

Um cronograma e uma agenda, sejam eles digitais ou no papel, são fundamentais para a organização de qualquer gestor. Afinal, é por meio dessas anotações que você consegue ter controle da sua constância e produtividade.

Porém, além de se organizar, é preciso que o gestor tenha consciência de que essas metas e planejamentos precisam sair do papel!

Defina quais as prioridades no momento, identifique quais as ações serão essenciais para que essas prioridades sejam solucionadas.

Afinal, o plano de ação é o que torna viável a conquista das metas e objetivos definidos nas reuniões realizadas!

  • Tenha uma Rotina Operacional Organizada

Como falamos anteriormente, um dos pontos primordiais é conseguir estabelecer metas junto com a sua equipe. E para isso, ter uma rotina operacional organizada é essencial. Ou seja, você engenheiro(a) como um gestor(a) da construção civil, tem o papel de gerenciar recursos, materiais, equipamentos, comunicação e pessoas.

Sendo assim, um dos objetivos principais é fazer com que as ações saiam do planejamento e aconteçam na pratica, através da sua equipe, no canteiro de obras. Mas como fazer isso? A resposta é simples: Rotina Operacional! 

Além das reuniões semanais para o alinhamento de metas, prazos e feedbacks com o que precisa ser feito é preciso que você, Gestor, se organize e consiga cumprir além das demandas que surgirem no dia a dia, as metas pré estabelecidas para aquele dia e para aquela semana.  Afinal, planejamento e programação são essenciais para que a obra siga o percurso planejado e alcance o resultado esperado.

CONCLUSÃO

O que garante o sucesso da obra, e consequentemente o seu sucesso, é conseguir manter a constância nos seus resultados. Para isso, você precisa trabalhar de forma conjunta com os operários da construção civil, desenvolvendo rotinas operacionais efetivas, pautadas em programações e planejamento bem estabelecidos. 

Não abra mão de fazer reuniões semanais, junto com a sua equipe para o alinhamento de metas, prazos, feedbacks com o que precisa ser feito e como precisa ser feito. 

Apesar das particularidades de cada obra, a integração entre a equipe é essencial para garantir uma previsibilidade dos resultados da sua obra.

Eleve seus resultados com a Formação Gestão da Construção: Clique aqui

Encontre mais dicas voltadas para a construção civil no nosso site com apenas um clique:  aqui

AUTOR
Picture of Engenharia de Alta Performance
Engenharia de Alta Performance
Comentarios:
Artigos semelhantes: