O artigo de hoje tem como objetivo te mostrar os 4 passos que aceleram o crescimento de qualquer empresa da construção civil. Quer saber como? Vem com a gente!
As empresas que estão em constante crescimento são aquelas que entenderam que o foco não deve ser na tarefa, mas sim nos resultados.
Mas, o que traz resultado? A união estratégica de pessoas e processos.
Veja a seguir o passo a passo dessa jornada.
Passo n° 1: Mapeamento de fluxos e processos
O primeiro passo que te levará ao caminho do crescimento é definir os setores que determinarão a execução das obras. Afinal, o que coloca dinheiro dentro da empresa são as obras.
Nessa fase você precisa alinhar os papéis e responsabilidades de cada um.
O propósito dessa etapa é colocar todos os envolvidos em direção ao mesmo objetivo, já que é humanamente você fazer isso sozinho, não é mesmo?
Passo n° 2: Implementação das rotinas de gerenciamento
Após a definição dos papéis e responsabilidades, e todos alinhados rumo ao mesmo objetivo, é hora de potencializar o comprometimento e produtividade desses profissionais.
Mas o que são essas rotinas de gerenciamento? São reuniões semanais de alinhamento com o seu time. Aqui falaremos de duas que são primordiais.
- Reunião de comprometimento: Momento específico para definição de metas e comprometimento da programação semanal com os líderes de cada serviço. Acontece segunda-feira às 11h.
- Reunião 1 x 1: Momento de alinhamento entre líder e liderado. Aqui será analisado o previsto x realizado de forma individual com os líderes de cada serviço. Sugerimos que essa reunião aconteça sexta-feira no período da tarde.
A finalidade das rotinas de gerenciamento é estabelecer uma comunicação única e clara do que precisa ser realizado.
Dica: Utilize esses momentos para engajar e motivar o seu time, pois eles também são seus clientes.
Passo n° 3: Monitoramento e controle
Nessa fase você precisa definir as ferramentas que serão utilizadas para monitorar e controlar o fluxo dos serviços. Em nossas obras utilizamos como ferramenta/indicador o IRR, que é o Índice de Remoção de Restrições, em que quanto maior o indicador, maior é a fluidez da obra.
O objetivo dessa etapa é estabelecer um padrão de qualidade.
Lembre-se: nessa fase não é sobre o melhor software ou planilha, mas sim a ferramenta que funciona para a sua realidade.
Passo n° 4: Cultura de Desempenho
Encerrando o ciclo, temos a definição da cultura de desempenho, que nada mais é que o fortalecimento da cultura de comprometimento e resultado entre todos os envolvidos no processo.
O foco deve ser nas perspectivas de prazo, custo, qualidade e segurança, pois esses são os pilares da gestão de obras.
O objetivo dessa fase é elevar os resultados e torná-los mensuráveis.
Considerações Finais
Para chegar ao topo há toda uma jornada que precisa ser percorrida, e sabemos que não é fácil. O que facilitará esse caminho é o alinhamento assertivo entre planejamento e prática.
Por mais que tenha pressa, não pule etapas, pois no longo prazo isso fará total diferença. Combinado?
Faça agora mesmo um diagnóstico gratuito da sua gestão: Clique aqui
Gostou desse conteúdo? Encontre mais dicas voltadas para a construção civil no nosso site com apenas um clique: aqui
Vamos pra cima!