Você sabe o que fazer para não confundir responsabilidades com centralização de tarefas? Se não, veja essas 3 dicas para o Gestor de obras aplicar a descentralização planejada.
É muito comum alguns Gestores acharem que para que as coisas funcionem é necessário centralizar todas as tarefas e decisões em suas mãos.
Mas, esse pode ser um dos maiores erros que acabam impedindo o andamento da obra, e a entrega de resultados. Agora vamos no detalhe de como aplicar a descentralização planejada.
1 – Delegar Funções
Uma boa prática que deve ser realizada por vocês, Gestores de obras, é delegar funções. Mas lembre-se que delegar, não implica somente em atribuir uma tarefa a alguém da equipe.
Realizar uma descentralização planejada, vai muito além disso.
Você, gestor de obras, deve capacitar a sua equipe para que seja possível estabelecer novos líderes, para que eles sejam também responsáveis por serviços e áreas específicas, pois uma pessoa só não é capaz de dar conta de tudo.
Você pode dividir esse líderes gestores em mestres, técnicos e encarregados, de acordo com cada tipo de serviço, específico.
2 – Formando novos líderes
Uma pessoa só não é capaz de dar conta de tudo, não é mesmo?
Principalmente no que diz respeito a gestão de obras que é composta, predominantemente por um trabalho em equipe, feito por pedreiros, engenheiros, mestres de obras, marceneiros, dentre outros.
A solução para esse tipo de problema, começa com uma descentralização planejada como falamos no tópico acima, e continua através do aprimoramento dos líderes da sua equipe.
Imagine que uma pessoa só dá conta de gerenciar apenas uma obra, mantendo a qualidade dos 4 pilares essenciais da gestão de obras: custo, qualidade e segurança e lucrando x%.
Agora, se em um time existem 10 líderes qualificados, imagine quantas obras essa empresa seria capaz de pegar, mantendo esses mesmo parâmetros de qualidade e melhor, quanto o x% de lucro aumentaria?
3 – Identificando um líder em potencial
A primeira coisa a se observar é se esse profissional tem conhecimento técnico, desejo de crescimento e consegue lidar bem com pessoas.
Podemos citar também proatividade, capacidade de realização e desenvolvimento, comunicação e habilidades comportamentais, pois liderança é algo a ser desenvolvido.
Aquela história que a liderança é um dom e só é possível de ser alcançada por uma pequena parcela dos profissionais é algo totalmente errado, pois em suma, não nascemos líderes.
4- Implementando a cultura de aprendizagem
Para que essa descentralização ocorra de uma forma eficiente, é preciso que você capacite a sua equipe, para isso você precisa aplicar o conceito de cultura de aprendizagem.
A cultura de aprendizagem nada mais é que um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa ou grupo, para desenvolver o potencial da equipe e colaboradores.
CONCLUSÃO
Descentralizar o serviço de forma planejada, treinando líderes e explorando o seu potencial de conhecimento, habilidades, liderança e atitude, pode mudar o rumo da sua gestão e dos seus resultados.
Portanto, aplique agora mesmo essas dicas na sua gestão.
Faz sentido para você aprender a transformar a sua gestão de obras e trazer lucro previsível para o seu negócio? Se sim conheça a Formação Gestão da Construção aqui.
Gostou desse conteúdo? Encontre mais dicas voltadas para a construção civil no nosso site com apenas um clique: clicando aqui.
Vamos juntos!